Como afinar um piano? Como é o processo de afinação de um piano?

aprender-a-tocar-piano

Como afinar um piano?

Você já se perguntou como se deve afinar um piano? Saiba que o piano é um dos instrumentos mais complicados de serem afinados. E você certamente não deve tentar!

Por que não deve tentar? Primeiro, porque o piano exige as ferramentas corretas para ser afinado. Somente um profissional bem gabaritado pode afinar um piano.

E segundo, por mais que você tenha as ferramentas, provavelmente não terá o ouvido tão treinado para saber se a afinação está correta. Então, o melhor é deixar para quem entende do assunto!

Para que você entenda como é complexo afinar um piano, você não só precisaria das ferramentas corretas para afinar as cordas como também seria necessário ter dispositivos eletrônicos que indicassem se você está indo pelo caminho certo. Então, é melhor deixar isso para um profissional, de qualquer forma.

Outra coisa é o motivo pelo qual o piano está desafinando. Pode ser que uma corda esteja sendo muito esticada, ou que o martelo esteja com alguma peça quebrada ou danificada.  Pode ser até mesmo que a tecla não esteja em perfeitas condições, e isso somente um profissional poderia dizer.

Ainda há riscos a serem considerados. As cordas de um piano ficam altamente tensionadas. Se você tentar afinar da maneira incorreta, poderá estourar uma corda e ela poderá machucar seriamente você.

Como é o processo de afinação de um piano?

Afinar um piano não é nada fácil. Para você ter uma ideia, um profissional gabaritado leva cerca de quatro horas para terminar a afinação! Abaixo, vamos resumir de modo simplificado como deve ser a afinação correta de um piano:

  • É preciso colocar os abafadores, mas antes disso é necessário apertar o pedal sustain;
  • As outras cordas devem ser abafadas;
  • É preciso então pressionar o pedal e colocar os abafadores nas cordas que não serão afinadas e que estejam ao lado das cordas que devem ser afinadas;
  • Então, o processo de afinação da corda central pode começar;
  • O próximo passo deve ser tocar a nota, o mais alto possível, e então fazer os ajustes necessários (caso seja preciso subir ou baixar um tom);
  • Confira se a corda certa que está sendo afinada, não é difícil trocar e confundir uma tecla com a outra;
  • Os pinos devem ser girados com o martelo, uma ferramenta específica utilizada para afinar as cordas. Lembrando que os pinos devem estar bem fixos no soquete;
  • Quando o profissional gira a corda para a esquerda, ele afrouxa e baixa um tom, deixando a nota em sua forma bemol; quando ele gira para a esquerda, deixa a corda mais tensa e eleva um tom, deixando-a sustenida;

O que fazer quando precisar afinar um piano?

Se você precisar afinar um piano, não hesite em chamar alguém que entenda do assunto,

Um piano possui 250 cordas no total, todas muito tensas. A tensão é tão alta que se uma corda estourasse na sua mão poderia facilmente corta-la gravemente.

Não se esqueça de que quando precisar afinar cordas adjacentes, se faz extremamente necessário o uso de abafadores para que você possa obter a afinação ideal.

Caso você mesmo queira começar a afinar o piano, busque antes informações, de preferência vídeos que mostrem exatamente como afinar o instrumento, e compre um martelo (o martelo parece uma chave inglesa e é voltada especialmente para afinar um piano, dá para encontrar nas maiores lojas de música).

Você precisará de tempo para sentir a diferença entre a torção e o giro do pino de afinação. Isso não dá para aprender assistindo vídeos, porque cada piano possui sua própria harmonia. Isso só dá para aprender ao longo do tempo, mesmo.

Se você não se sentir preparado para afinar o piano, não tente fazer por conta própria. Trocar uma corda estourada dá trabalho e não custa barato!